Novidades

3 problemas comuns que prejudicam seu site

  • Por: Glaucio Assad
  • - Postado em 30 de Janeiro de 2017

Quem tem um site espera que ele seja perfeito, não é? E isso não é diferente para os usuários que o acessam, sabia? Muitas vezes alguns probleminhas acabam fazendo com que as pessoas abandonem seu site.

Mas calma, tudo tem solução, por isso, separamos 3 problemas de usabilidades que são comuns e algumas dicas para resolvê-los. Não vamos deixar os usuários furiosos por não conseguir navegar em seu site, certo?

Primeiro probleminha: Site lento!

Essa é a primeira adversidade que deixa o usuário bastante chateado. Imagine o seguinte: você precisa resolver algo no banco, está no seu horário de almoço, então, tem pouco tempo para solucionar esse problema.

Mas a fila para o atendimento está enorme.... O que você faria?

Deixaria para lá? Veria se não há como resolver esse problema em outro lugar?

Dica: Um dos maiores vilões do carregamento são as imagens. Quanto maior, mais pesada ela é, o que significa que vai demorar um pouco mais para carregar. Então, lembre-se sempre de redimensionar sua imagem, caso não precise dela no tamanho original.

Segundo probleminha: Página 404 (site não encontrado) não é personalizada.

Sabe aquele “Error 404” que aparece quando você digita uma URL e ela não é encontrada?

Muitos sites não se preocupam em personalizar essa página, ou seja, o usuário digita a URL, é direcionado para essa página e pronto, acabou, é isso aí.

Dica: “Mas porque eu deveria personalizar essa página? ”

Simples, para dar a opção da pessoa voltar para a home ou ver alguma página que possa interessar, como o blog, por exemplo. Isso evita que ele simplesmente saia do seu site, as vezes só digitou o link errado e nem se ligou.

A gente já até falou aqui de como escolher o domínio ideal e separamos algumas dicas para você acertar em cheio na hora de escolher o domínio para o seu site, isso pode evitar que esses erros apareçam.

 Terceiro probleminha: A home não deixa claro do que se trata seu site.

Isso deixa todo mundo irritado. Pense comigo: você está procura de um site que trate de um assunto, em uma pesquisa no Google, você acha vários, clica em um, mas a home é bagunçada, não diz nada sobre o que procura.

Chato, né?

Dica: Deixe claro logo no nome/slogan da empresa sobre o que se trata o site/empresa e o que o usuário vai encontrar ali. Uma mini bio sobre ele também ajuda o usuário a identificar o assunto.

E aí, essas dicas te ajudaram? A gente também já falou aqui sobre os “7 pecados capitais das landing pages”, dê uma olhadinha nos nossos conteúdos para ter um site perfeito para você e para seus usuários.