Desenvolvimento

5 critérios que definem um site de sucesso

  • Por: Mahmod Assad
  • - Postado em 21 de Fevereiro de 2017

O que é um site de sucesso?
Essa deve ser a primeira pergunta que vem à cabeça ao ler o título desse texto. Que tal começar com ela, então?
Já falamos aqui que o primeiro passo para ter um bom site é saber onde você quer chegar com ele, pois assim, toda a estrutura será pensada para atingir seu objetivo.
Claro, não podemos esquecer que o site é o cartão de visita do seu empreendimento. Por isso, considere que cada segmento tem suas características e deixe claro para o usuário: quem é sua empresa e o que ela oferece.
Para você acertar em cheio na hora de fazer seu site, separamos 5 elementos que deve levar em consideração para ter um site atrativo, de sucesso e não cometer nenhum erro bobo que são muito comuns e a gente já falou deles aqui.

1. Seu site deve ser fácil de navegar

As pessoas não gostam de adivinhar em qual botão clicar, onde está a informação que precisa, o que é um link e texto em um site. Isso deixa as pessoas irritadas.
Por isso, as informações devem estar organizadas de forma que a navegação seja fácil e intuitiva. Desse modo, a usabilidade do site fica melhor e os usuários não terão problemas de navegação.

2. Tenha um site personalizado

Pode parecer bobeira, mas alguns detalhes fazem toda a diferença para quem está visitando seu site. Por exemplo, ao pensar no Banco Itaú, quais são as cores que te vem à cabeça? Quais formas? Que tipo de fonte?
Tudo faz parte da identidade visual do Itaú, por isso, o usuário espera ver esses elementos no site, ao menos irá lembrar quando encontrar esses componentes em outros locais.
Agora pense se o Itaú usar um layout genérico para o site, que não remeta a marca. Será que vai parecer confiável?
Sem falar que ninguém quer ter um site igual ao de outras pessoas, não é? Ter um site único faz toda a diferença, pois como já falamos, o site é um cartão de visitas do seu negócio – disponível 24h por dia.

3. Otimize seu site

Todo mundo quer aparecer na primeira página de pesquisa do Google, ter uma página da web otimizada é o primeiro passo para alcançar esse objetivo.
Uma ferramenta utilizada e importante para ter um site otimizado é o SEO (Search Engine Optimization) que em português significa otimização para mecanismos de busca ou otimização de sites.
É constituído de estratégias, que tem como finalidade conseguir os melhores posicionamentos nos resultados orgânicos. Ou seja, aparecer na primeira página do Google sem pagar por isso.
Creio que nem é preciso falar que seu site deve ser responsivo, né? Precisa se ajustar automaticamente para os usuários que acessam de desktop, tablete, celular, notebook, etc.

4. Conteúdo Relevante

Já falamos aqui sobre a importância do gerenciamento de conteúdo para seu site e vale a pena reforçar que essa estratégia traz inúmeros benefícios para sua página web.
Além de mostrar que tem autoridade para falar sobre o ramo no qual atua – pois terá material no seu site falando sobre o seu segmento – o conteúdo ajuda a trazer credibilidade, fazendo com que os usuários compartilhem em suas redes sociais, levando sua marca para todos que não a conhecem.
Sem mencionar, que isso também ajuda a melhorar o seu posicionamento nos mecanismos de buscas.

5. Mantenha seu site sempre atualizado

Imagina entrar em um site que tem tudo para ser interessante, mas não atualiza há meses. Isso te deixaria chateado?
A atualização constante abre as portas para que as pessoas voltem a visitar – se o conteúdo for interessante, claro – por isso, não coloque links para páginas que ainda estão em construção e procure postar novidades para o seu usuário uma vez por semana.

Bônus: Facilite o contato com sua empresa

Um formulário de contato ou newsletter é uma ótima maneira de captar leads e manter contato com aqueles que tem interesse no seu conteúdo. Facilitar o contato com sua empresa passa segurança ao usuário, pois irá tirar qualquer dúvida de forma rápida e simples.

Agora é só colocar tudo isso em prática e ter um site de sucesso. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, adoraremos te ajudar.

Ah, você pode gostar também das informações que estão no nosso texto 7 pecados capitais das landing pages: O que você não deve fazer. Dá uma passadinha lá e diga o que acha.