Desenvolvimento

Como otimizar seu site

  • Por: Maria Fernanda Palma Pimenta Vilela
  • - Postado em 06 de Março de 2017

Imagine a seguinte situação: você criou sua loja virtual, passou semanas publicando conteúdo atraente e de qualidade para seu público, investiu em um visual de impacto para aproximação do consumidor.

No entanto, embora muito trabalho, as taxas de conversão do site não aumentaram.

Isso acontece com muita frequência, principalmente se não investirmos em ferramentas certeiras para conseguir um bom posicionamento no mecanismo de busca.

O SEO, por sua vez, pode auxiliar a otimizar o seu site para o Google e obter melhores resultados através do tráfego orgânico.

Ótimo! Mas o que é SEO?

SEO, "Search Engine Optimization", significa "Otimização para Mecanismos de Busca" ou Otimização de Sites. É um conjunto de estratégias com objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados orgânicos nas buscas.

Esse resultado é alcançado através de uma série de técnicas, mas principalmente pela produção de conteúdo constante e uso de palavras-chave, por exemplo.

Para te ajudar a entender essa ferramenta, elaboramos uma lista de 5 maneiras rápidas para melhorar o SEO do seu site:

Personalize os títulos da sua página

É importante que cada página do seu site tenha um nome específico. Além de ficar com aparência bem organizada e bonita, ajuda a melhorar o SEO.

Cada título é rastreado pelas ferramentas de buscas (Google) categorizando suas páginas na web.

Vale lembrar: elas precisam ser curtas, claras e bem descritivas para o ter um ranking esperado.

Oculte páginas sem necessidade

Páginas exclusivamente regionais ou protegidas por senha não merecem o foco do Google, o melhor é escondê-las da ferramenta de busca. Evite que páginas irrelevantes concorram com as mais importantes.

Escolha nomes a suas imagens

Um site cheio de imagens lindas é apenas uma parte do caminho para promovê-lo. Para otimizar, é necessário adicionar textos alternativos e descritivos para cada uma. Isso, ajuda os motores de busca a categorizar suas fotos e entender melhor sua página, melhorando o ranking do SEO.

Gerencie Conteúdo

Escrever sobre sua empresa é a melhor maneira de mostrar o que seu site tem a oferecer para o Google e potencializar a sua credibilidade com os clientes.

Quando pensamos em conteúdos otimizados, devemos nos basear em três princípios:

  • Relevância: conteúdo deve ser relevante o suficiente para aparecer nas consultas;
  • Confiabilidade: deve ser confiável para que as pessoas o levem a sério;
  • Autoridade: a página deve se impor sobre determinado assunto.

Use palavras-chave específicas

Cada página tem uma função distinta. É preciso destacar uma a uma enfatizando a palavra-chave nos títulos e conteúdo.

Como exemplo, uma loja virtual de Pet Shop, tem uma variedade de produtos, camas para cachorro, brinquedos, almofadas e etc. Dê um título exclusivo para que seu cliente encontre-o facilmente.

De maneira bem prática, todas essas ferramentas o ajudam a ter uma maior conversão e ranqueamento no Google.