Desenvolvimento

Conheça a diferença entre site e Landing Page

  • Por: Gustavo Malheiros
  • - Postado em 13 de dezembro de 2016
Qual o melhor para minha empresa?

Faz algum tempo que a internet deixou de ser opcional para as empresas. Ter uma página tornou-se algo indispensável, não importa se o negócio é de pequeno, médio ou grande porte. Ela é o meio mais fácil e rápido de você entrar em contato direto com quem quer atingir!

Um dos problemas que os empresários tiveram com experiências ruins na internet, foi não pensar quem era o seu público-alvo na internet. Não considerou a experiência do usuário em sua página e o que ele quer com o seu próprio site.

A internet é uma ferramenta bastante ampla que permite tudo e mais um pouco. Por isso, foram criadas nomenclaturas diferentes para determinados segmentos.

É comum surgir uma dúvida sobre Website e Landing Page. Mas afinal, qual é a diferença das delas mesmo?

O Website é o que chamamos de página básica, e pode ser constantemente atualizado, porém mantendo a mesma estrutura de design por um bom tempo, casando com a identidade da marca e da empresa.  Por isso é importante fazer um teste de experiência do usuário antes de colocá-lo no ar.

Podemos dizer que o seu website é um cartão de visita e o catálogo da empresa, lá você pode encontrar o endereço físico (se houver), uma maneira de entrar em contato (pelo próprio site ou telefone, por exemplo), ou formulários que ajudam na captação de Leads (clientes em potencial e que tem interesse no seu serviço ou produto).

Existem vários casos de empresas que expandiram o seu site institucional para uma loja virtual também. Além do cliente conhecer a empresa, inteira-se dos produtos, efetua a compra e recebe suporte para reclamar e tirar dúvidas.

Já a Landing Page, é mais um conceito do que formato. Não é nada mais que uma página onde o usuário chega depois de clicar em um link. Grande parte das delas são consideradas One Page (links com apenas uma página de navegação).

Porém, deve ser elaborada para receber um público já interessado no seu produto/serviço. Afinal, ele já clicou especificamente no link que o agradou, dando a oportunidade para você oferecer algo que maximize o valor.

Podemos usar o exemplo um E-book gratuito em troca de preenchimento de formulários (isso também serve como uma captura de leads).

Ficou interessado? Ainda tem alguma dúvida sobre site, landing page e outras nomenclaturas da web? Deixe seu comentário que ficaremos felizes em atendê-lo! 😀

Até a próxima!