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A importância do gerenciamento de conteúdo para seu site

  • Por: Thaiany Regina da Silva
  • - Postado em 09 de dezembro de 2016

Não basta estar na internet para conseguir leads e/ou clientes, sem conteúdo ele será simplesmente igual a todos os outros.

Todos os dias sou bombardeada por textos, vídeos, anúncios e uma diversidade de outros elementos midiáticos que destacam a importância da produção de conteúdo. Na verdade, desde a faculdade de jornalismo convivo com este cenário. Vivemos em um período que o conteúdo é o astro rei e o usuário está cada vez mais capacitado para separar o joio do trigo, ou seja, informações que são ou não relevantes.

Com certeza, em algum momento, você já deve ter pensado em adotar o marketing de conteúdo como estratégia para o seu negócio ou já está colocando a mão na massa escrevendo alguns artigos.

No entanto, antes de sair digitando loucamente, pedindo aos sobrinhos para produzirem materiais ou tentar organizar tudo o que já foi feito de uma só vez, sugiro que você considere o gerenciamento de conteúdo como o primeiro passo para desenvolver um bom content marketing.

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O que é o gerenciamento de conteúdo?

Trata-se dos processos de criação, gestão, publicação, distribuição e arquivamento de conteúdo, além das peças necessárias que irão compô-lo (textos, imagens, infográficos, vídeos).

Por exemplo, antes de escrever uma reportagem para web, o jornalista participa de uma reunião de pauta, pesquisa fontes e referências para ajudá-lo a escrever o texto e para enriquecer ainda mais o conteúdo, produz um vídeo para adicionar à página, desenvolve um infográfico para apresentar os números de forma mais prática, utiliza palavras-chave e hiperlinks que tem relação com a reportagem e etc.

Para facilitar a vida do profissional, todas as informações ficam guardadas em uma pasta – segura – do tema proposto, tornando mais fácil o processo de organização e montagem de uma reportagem interessante e completa.

Os mesmos processos aplicam-se aos sites, blogs, landing pages, e-commerce, redes sociais e outros, sempre considerando os aspectos importantes para o SEO (Search Engine Optimization, em inglês).

Manter seu site sempre atualizado, com informações relevantes e conteúdo de qualidade, pode fazer toda a diferença na briga por mais espaço, seguidores, atenção e até mesmo nas vendas.

Para ficar mais fácil ainda, vou deixar algumas dicas para você gerenciar sua produção:

- Organize seu tempo: Não tenha medo ou vergonha de usar agendas, post its, Google Alerts ou qualquer outro recurso e dedique pelo menos 1 hora por dia para o processo de construção do marketing de conteúdo da sua empresa. Disciplina e dedicação são fatores chave para o sucesso.

- Pesquise muito: Já escolheu o tema? Caia de cabeça nas pesquisas! Dê uma conferida no Google (só não vale copiar), busque referências, confira opções de leitura valiosas e separe aquelas que mais se encaixam com seus objetivos. Também é valido assinar newsletters ou boletins informativos, pois ajudam a reduzir o tempo de pesquisa nos sites de buscas.

-  Escreva muito: “A prática leva à perfeição”. Não hesite em mentalizar a estrutura do seu texto e, principalmente, pratique. Estipule um tempo para produzir, revisar e editar seus materiais.

- Acelere o desenvolvimento: A prática também leva à rapidez. Com o tempo, você vai descobrir uma forma de agilizar os processos de pesquisa e escrita. Minha dica é que você saia das redes sociais, livre-se de tudo que possa causar distração, procure lugares tranquilos (alguns até preferem ouvir uma musiquinha, confesso que faço parte desse time), estabeleça uma meta de tempo a cada novo texto e tente superá-la.

- Use Ferramentas Para Gerenciamento de Conteúdo: Os CMS (Content Management System, em inglês) servem para criar, editar, gerenciar e publicarem conteúdos, de maneira consistentemente e organizada, permitindo também que sejam modificados, removidos e adicionados com facilidade.

No mercado existem muitos gerenciadores de conteúdo, no entanto, é importante que você pesquise com bastante cuidado quais são os mais indicados para sua necessidade.

Inclusive, aqui na + Code, alinhamos com os clientes quais os mais adequados para cada tipo de negócio e níveis operacionais. Afinal, nem sempre o mais caro é o melhor e o gratuito mais simples de mexer. Alguns dos CMS mais comuns do mercado são o WordPress, Joomla, Drupal, TextPattern e Radiant.

- Divulgue: “Quem é visto é lembrado”. Publique nas redes sociais, utilize a sua lista de e-mail marketing, não tenha vergonha de falar aos amigos, familiares e conhecidos, além de pedir para compartilharem ou darem algum feedback.

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Sem dúvidas, o conteúdo é um dos recursos mais preciosos que o seu negócio pode ter para obter resultados. Ele aumenta o tráfego no site, pois melhora no posicionamento dos mecanismos de busca e promove maior engajamento do público, principalmente quando é de qualidade.

Ficou com alguma dúvida? Precisa de alguma dica? Mande um “alô” para nossa equipe que teremos o maior prazer em atendê-lo.