Você realmente sabe onde quer chegar com um site?

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maiscode
13 de outubro de 2016
2 min de leitura

websiteAtualmente, o website é visto como o cartão de visita da empresa, tanto para clientes efetivos, como para potenciais clientes, pois exibe as informações essenciais para contato com a empresa e apresentação dos produtos e serviços.

E claro, esses informes sobre o seu negócio devem estar dispostos de forma simples e clara, para melhor compreensão dos stakeholders.

Ok. Mas antes disso, é indispensável que responda uma pergu
nta: onde quero chegar com meu site?

            Entender este ponto é o primeiro passo para iniciar uma estratégia que gere resultados para a organização. O empreendedor precisa decidir qual objetivo irá seguir, podendo ser: conversão, branding, institucional ou informacional.

  • Conversão

Se procura gerar vendas, o site será desenvolvido para isso e possuirá algumas destas características, ou todas:

  1. Produtos bem expostos e distribuídos;
  2. Facilidade para o usuário encontrar o que busca;
  3. Carrinho e processo de fechamento de compras com fácil entendimento;
  4. Promoções de vendas – para aumentar as conversões.

É possível, ter uma página na internet em que o principal objetivo é a conversão, sem atuar no varejo. Mas como funciona isso?

Sabe aquele contato que chega nas mãos da empresa por meio do formulário na página “Fale Conosco”? São conversões consideradas para esse tipo de negócio – logo, o objetivo é ter um site com foco em maximizar e facilitar contato pelo seu público-alvo.

  • Branding

Agora, se busca destaque para a marca do seu negócio, trabalhar os conceitos dela, a tornar reconhecida no meio do target, comunicar um posicionamento adotado pela corporação e talvez, associar sua imagem com outra marca -  deseja trabalhar o branding.

  • Institucional

Caso necessite transmitir o que é a sua empresa, o histórico, linha do tempo, os produtos e serviços oferecidos com diferenciais, o perfil do cliente e cases de sucesso com depoimentos de consumidores, a solução é trabalhar o institucional.

  • Informacional

No caso de almejar ser referência em conteúdo – gerar algo que informe e possibilite um relacionamento com o target através disso – irá encontrar dois formatos: o portal e o site em formato de blog – gera conteúdo de acordo com o perfil do público.

É importante que esse material some ao conhecimento já adquirido pelo leitor e seja atual, como notícias sobre o nicho ou artigos de atualização sobre alguma ferramenta.

Podemos perceber que existem diversas possibilidades com relação aos objetivos à serem desenvolvidos no site. E sim, podem inter-relacionar-se no meio de um só projeto – é necessário ter atenção apenas no peso dado a cada um deles, para não perder o foco inicial.

Após isso, será possível adquirir uma compreensão e atingir os resultados esperados, efetuar os investimentos básico, ter noção sobre o que melhorar e o motivo pelo qual é necessário .