CTA – 10 Técnicas importantes

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maiscode
29 de março de 2017
3 min de leitura

CTA é a redução da expressão “call to action” e significa “chamada para ação”.

Trata-se de uma frase (muitas vezes na voz imperativa) ou um conjunto de elementos (frase + botão), para chamar a atenção do usuário que acessou a sua página e estimulá-lo a realizar uma ação esperada pela empresa.

São os famosos “ligue já”, “compre aqui” ou “clique para saber mais”, por exemplo, que tanto se vê ou escuta nas propagandas da TV. Eles também estão presentes em sites, redes sociais e outros meios de comunicação.

Cada site deve ter uma chamada para cada ação e uma resposta que deseja dos usuários. Mas como incentivá-los a agir? Como criar um apelo eficaz?

Ter uma chamada eficaz à ação é essencial para todo o website. Não se limita apenas ao e-commerce, visto que cada site deve ter um objetivo a ser alcançado. Se ele estiver preenchendo um formulário de contato, por exemplo, não se esqueça de cadastrar um boletim informativo ou voluntário.

Uma chamada à ação oferece:

  • Atenção para o seu site
  • Uma maneira de medir o sucesso de seus sites
  • Direção para seus usuários

Então, como criar um apelo à ação eficaz? Veja abaixo 10 técnicas que para te ajudar a conseguir isso.

Concentre-se no valor que a sua chamada de ação oferece: Antes que um usuário esteja disposto a completar uma chamada de ação, ele tem que reconhecer sua necessidade, ou seja, antes de pedir às pessoas que cliquem ou cadastrem-se, primeiro devemos apontar um problema e então apresentar um produto que resolva esse problema.

Responda às perguntas do usuário sobre a chamada de ação: Concluir uma chamada de ação, é concluir uma promessa, transmitir confiança ao usuário. Eles não devem ter que procuram alguma informação, já que prometeu oferecer isso. A comunicação deve ser simples e clara. Tudo deve estar alinhado, pois vão existir situações em que terão que fazer uma compra ou passar informações pessoais. E a sua credibilidade interfere na tomada de decisão.

Ter um pequeno número de chamadas distintas para a ação: Também é importante concentrar suas ações. Estudos em supermercados têm apontado que, se o comprador vê muitas opções, ficam menos propensos a comprar. Ao limitar o número de escolhas, reduzimos a quantidade de esforço mental. Você guia o usuário em torno do site passo a passo. Isso se aplica a tudo, desde opções de navegação até chamadas para ação.

Pense sobre como posiciona sua chamada à ação: Outro fator importante é a posição da sua chamada à ação na página. Você deve colocá-lo alto na página e na coluna central. Mas tenha cuidado. Isso não garante o sucesso, especialmente quando há imagens de rostos, pois chamam mais a nossa atenção que um apelo à ação.

Use espaço negativo em torno da sua chamada: Não é apenas a posição da que importa, mas o espaço à sua volta também. Quanto mais espaço você colocar em torno de um apelo à ação, mais atenção vai chamar a ele.

Considere usar uma cor alternativa em sua chamada à ação: A cor é uma arma eficaz para chamar a atenção e mais ainda, quando o site possui uma paleta limitada. Por exemplo: a página toda usa as cores: blues mudo e cinza e você coloca um verde vibrante para chamada para a ação, este contraste brusco não permite dúvida ao usuário, ele sabe exatamente o que deve fazer em seguida.

Quando se trata de um chamado à ação, o tamanho importa: Já estabelecemos que a posição, a cor e o espaço são importantes. Mas não podemos negar que o tamanho desempenha um papel ímpar. Quanto maior o seu apelo à ação, maior a chance do usuário notar e mais atraente ela fica.

Use a escassez para incentivar a ação: Criar um sentido de urgência, limitando a oferta incentivará as pessoas a agir. Para criar esse senso e necessidade de agir agora, considere:

  • Oferecer desconto com tempo limitado.
  • Limitar a oferta.
  • Destacar como a venda está acelerada.

Acompanhe a sua chamada de ação: Considere o que acontece quando um usuário responde à sua chamada à ação. É raro que o usuário termine a navegação quando clicar na chamada, visto que existem etapas diferentes (inscrições, e-mails ou quantia). Poderá contribuir nessa fase, evitando distrações que impedem o usuário de finalizar o processo.

Ter uma chamada à ação em cada página: Certifique-se que a chamada não está apenas na página inicial. Cada página do seu site deve ter uma para levar o usuário, porque se ele chegar a um beco sem saída não responderá a sua chamada.