Web Analytics: Por que é tão importante para sua empresa?

Escrito por maiscode

Publicado em 22/02/2021

Você sabia que as empresas que adotam Web Analytics são 5% mais produtivas e 6% mais assertivas quando tomam decisões? É o que diz um estudo de Harvard sobre Big Data. 
    Isso acontece porque os gerentes sabem muito mais sobre seus negócios e conseguem traduzir seu conhecimento diretamente em melhor tomada de decisão e performance, de acordo com a pesquisa.
    OK, agora você sabe que Web Analytics pode te ajudar na sua empresa, mas não sabe o que exatamente é Web Analytics? Eu explico pra você.

O que é Web Analytics?

    Basicamente Web Analytics é uma análise de dados feita para avaliar a experiência do usuário no seu site. 

    Na "era da internet" e com a ajuda dos algoritmos, é possível rastrear várias informações sobre os clientes. Em uma loja virtual, por exemplo, podemos não só saber qual produto o usuário comprou, mas também saber qual outro produto ele buscou, qual anúncio ele ignorou e qual se interessou. Incrível, certo?

    Alguns outros exemplos de dados fornecidos pelos Web Analytics são:

  • a quantidade de pessoas que entram no seu site (dividindo entre novos e recorrentes);
  • por onde o visitante encontrou seu site (busca orgânica, anúncio, redes sociais, etc);
  • a média de tempo que o usuário ficou em cada página;
  • a quantidade de interação do usuário em um certo período de tempo;
  • a quantidade de pessoas que fizeram alguma conversão (cadastro, download de ebook, solicitação de orçamento, etc);
  • as palavras-chave que fizeram o usuário encontrar seu site;
  • entre muitos outros;

    O Web Analytics pode fornecer uma quantidade enorme de dados, por isso é importante que você saiba o que procura exatamente (exemplo: não só querer saber quantas pessoas do Rio de Janeiro visitaram seu site no dia “X” mas qual o objetivo em obter essa informação) Exemplo: Qual melhor dia para lançar uma campanha de frete grátis para o RJ?

Ferramentas para Web Analytics

Ferramentas possibilitam a criação de um dashboard para melhor compreensão dos dados

Felizmente há várias ferramentas disponíveis para você fazer a análise de dados do seu site. E o melhor: há muitas opções gratuitas! Confira algumas das várias ferramentas disponíveis para você:

Excel

O Microsoft Excel é uma das ferramentas mais básicas para Web Analytics. Nela você pode organizar informações, fazer cálculos e há diversos tipos de gráficos. 

Google Sheets

Também é uma ferramenta de planilhas como o Excel, mas se diferencia por poder compartilhar online com outros usuários - ou seja, enquanto você trabalha no documento, outros podem acessar simultaneamente -. 

Tableau

É uma ferramenta que permite a análise de um grande volume de dados. Há também como fazer gráficos e tabelas. E pode integrar com programas como Hadoop (plataforma de processo de dados) e Salesforce.

Google Analytics

É uma das mais utilizadas, porque facilita o processo de análise de dados. Essa ferramenta do Google monitora todo o tráfego do site. É bem simples, mas útil.

Se estiver em dúvida para escolher a melhor ferramenta: 1. você precisa pensar no seu objetivo; 2. analisar o que cada uma oferece e 3. escolher a que disponibiliza o que você procura. O ideal é usar pelo menos duas ferramentas diferentes para você ter diferentes dados e possibilidades de análise. 

Por que usar Web Analytics?

Peter Drucker dizia: Se você não pode medir, você não pode gerenciar.

    Essa frase, concebida pelo pai da administração moderna, resume a importância do Web Analytics: quando você sabe exatamente os dados da sua empresa, você consegue ter controle e conhecimento para tomar melhores decisões. 

    É muito importante que a empresa pergunte "o que sabemos?" e não "o que achamos?" Percebe a diferença?

    Quando você toma decisões com base no instinto e palpite e não na análise acurada dos dados, a chance de continuar persistindo em algum erro é muito grande. 

    Para isso, é bom que você tenha um objetivo e analise bem os dados para conseguir utilizá-los de forma otimizada. Uma ferramenta que pode te ajudar nesse processo é o ciclo PDCA.

    Já conhece o ciclo PDCA? Se ainda não, vou apresentar a você.

O ciclo PDCA

O ciclo PDCA é um método de gestão que te ajuda a identificar problemas na sua empresa e resolvê-los. 

  • P significa plan (planejar, em inglês);
  • D é do (fazer);
  • C é check (analisar);
  • A é act (agir);

    Esse método, como diz o nome, é um ciclo; ou seja, nunca termina. No PDCA, sua empresa está em constante evolução, já que você estará sempre analisando dados, identificando problemas e os resolvendo. Quando uma fase termina, outra começa e assim por diante. Afinal, há sempre o que melhorar, não é?

1. Planejamento

    Na fase do planejamento, você identifica o problema da sua empresa e planeja cada um dos quatro passos desse processo:

  • a identificação do problema: qual é o problema?;
  • a observação: quando esse problema costuma ocorrer? onde ele costuma ocorrer? como ele ocorre?;
  • a análise: por que esse problema está acontecendo?;
  • o plano de ação: o que precisa ser feito? quem será o responsável? quando deverá ser feito?

    Esse é o processo que precisa tomar mais tempo para que você consiga fazer uma análise correta. Aqui você define o que será coletado no Web Analytics.

2. Execução

No processo de execução, você segue o plano que fez no planejamento. É importante anotar os resultados de cada tarefa.

3. Verificação

Nessa fase você analisa o que deu certo e o que deu errado no seu planejamento. Por isso é importante anotar os resultados e dados.

4. Agir

Agora é a hora da ação! É o momento de refletir com a equipe o que pode melhorar no processo e pensar nos planos futuros. O que deu certo, você padroniza. 

    Unindo o Web Analytics ao ciclo PDCA, percebemos que os dois andam lado a lado e podem ser seus aliados. Em todas as fases do método, ele está presente: é preciso sempre estudar os dados, visualizar os resultados, perceber se teve alguma diferença ou se nada mudou. E como você poderia fazer isso sem o Web Analytics?    

Conclusão

    Você viu como o uso de Web Analytics é importante para você e sua empresa? Com ele, você vai ter maior controle e conhecimento dos dados do seu site para melhores tomadas de decisão e performances no futuro! Ao aliar com o ciclo PDCA, seu negócio vai estar em um processo de evolução contínua, montando estratégias e atingindo objetivos sucessivamente.

    Então, já pensou em aplicar o Web Analytics na sua empresa? Se precisar de ajuda, entre em contato com a gente!

Venha fazer a sua presença online com a MaisCode

FAÇA UM ORÇAMENTO

Posts recomendados

Web Analytics: Por que é tão importante para sua empresa?

    Assine nossa newsletter para se manter presente online



    Open chat
    Fale conosco!